O que cabelo e espaço tem em comum?
- Camila Peres
- 1 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Não tinha ideia do que esperar desse livro. Uma odisseia espacial com tão poucas páginas? Fiquei intrigada e a leitura se revelou uma grande surpresa.
“Os Tapeceiros de Cabelo” de Andreas Eschbach é uma obra de ficção científica que todo fã do gênero precisa conhecer e que definitivamente precisa de mais atenção. Por que as pessoas não estão falando dele? Por que os leitores do gênero não se aventuram?
Surpreendentemente o livro tem um “clima” que mistura um pouco Fundação, Star Wars e Duna por abordar alguns aspectos importantes nessas obras, mas o faz de forma totalmente original.

Somos apresentados a uma sociedade em um dos planetas sob o domínio do Imperador onde homens de talento dedicam toda suas vidas a intricada arte de tecer tapetes com os fios de cabelo de suas esposas e filhas. O ofício é sagrado, passado de geração a geração de pai para filho e o tapete é vendido para decorar o palácio do Imperador. A figura mítica e sagrada do governante rege todos os aspectos das vidas dessas pessoas então como seria para elas se os boatos de que o Imperador foi deposto fosse verdadeiro?
A narrativa começa num microuniverso de uma casa de família e a cada capítulo vai se expandido em direção ao macro universo. Os capítulos se ligam como uma corrente e o autor faz um belíssimo trabalho em criar com uma escrita simples ao longo de poucas páginas uma trama de complexidade ímpar.

O mais interessante é que essa obra não foca em um personagem ou em um grupo, mas sim na busca pela verdade e na importância do conhecimento. É uma trama que passa lições de extrema relevância sobre ignorância, crença exacerbada e medo, focando especialmente em como esses aspectos pode dominar a vida das pessoas e limitá-la em todos os aspectos.
Marcante, este livro com certeza vai fazer parte da lista de favoritos do ano e só digo isso: se gosta do gênero faça essa leitura. Você não vai se arrepender.
Comments