top of page

Uma trama cheia de política

  • Foto do escritor: Camila Peres
    Camila Peres
  • 1 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Senti que a história começa um tanto confusa. Somos literalmente jogados em meio a uma fuga. Tem uma guerra acontecendo e várias pessoas lutam, algumas para manterem suas posições, outras para conquistar o império. Brisa/Qilin/Pavão é a estrategista de Ren e quer colocar sua senhora ao lado da Imperatriz custe o que custar. 


A quantidade de alcunhas dos personagens é outro favor que gera um pouco de confusão, mas uma vez que nos acostumamos, a leitura passa a fluir sem problemas. Ela, aliás, é rápida apesar de ser uma fantasia, principalmente por ter capítulos repletos de ação. 



Esta é uma obra que engana, ela parece ser simples, mas tem um viés político muito forte, onde cada personagem mantém suas preferencias e lealdades às vezes muito bem escondidas em plena vista. É também uma obra inteligente ao proporcionar ao leitor uma visão diferente da conquista do império, que vai além das épocas batalhas e se concentra na política dos salões. 


“O Soar da Cítara” traz uma verdadeira coleção de personagens mulheres empoderadas e bem diferentes entre si, seja na aparência, seja na função. Essas mulheres não temem o sofrimento não pensam duas vezes em se sacrificar pelo bem maior.  



Gostei de acompanhar Brisa em sua jornada e fiquei curiosa para o que vem a seguir, mas há muitas pontas soltas na narrativa que não sei se serão exploradas e amarradas na continuação da duologia (espero que sim). Também houve alguns momentos que achei que faltou contextualização, aprofundamento e tempo. Acontecimentos em determinadas partes são tão rápidos que se tornam confusos e a pausa para os personagens absorverem o que aconteceu simplesmente não existe, algo que na verdade é bem similar ao que acontece na vida real. 


A obra é uma fantasia de guerra, focada em política e estratégia, mas tem uma pontinha de romance e deixa um gosto de clássico, de chances perdidas e vidas desperdiçadas. Agridoce, melancólico e poético. 


Terminei curiosa para saber onde essa história vai e como será o desfecho de Brisa. Torcendo para que a continuação não demore a chegar.

Comentários


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

bottom of page